A loja virtual consiste no processo de venda completo e continuo pela internet, ou seja, o cliente visualiza um produto, solicita a compra e efetua o pagamento, o que para o comprado é uma operação simples para a organização é um sistema complexo, pois a loja virtual deve conter controle de estoque constantemente atualizado, imagine se a loja também realizar vendas em uma loja física usando o mesmo estoque e após realizar a venda verificar que não tem mais o produto, e ao consultar o fornecedor descobre que o produto sofreu um grande reajuste ou não estar mais disponível para venda, outra necessidade é a integração com um sistema de logística que permita realizar o cálculo do frete, além de um servidor dedicado. Todo esse processo vem tornando muito caro e complexo, inviabilizando sua manutenção. Já o site catalogo realiza o processo de venda do produto de forma similar, funcionando da seguinte forma: o cliente escolhe o produto, define quantidade de unidades que pretende comprar, preenche um cadastro, em seguida o vendedor recebe o pedido via e-mail verifica a disponibilidade do produto e a melhor forma de despacho, entra em contato com o comprador e conclui a venda. Muitas empresas estão migrando para esse modelo de site pois é muito mais barato, além de reduzir consideravelmente a possibilidade de erros, o que minimiza eventuais ações judiciais, além da depreciação da marca.